quinta-feira, 18 de julho de 2013

Centenas de turistas (peregrinos) estão hospedados em São Gonçalo para a Jornada Mundial da Juventude

Foto: Arquidiocese de Niterói

Desde o último domingo (14/07), centenas de peregrinos estão chegando a São Gonçalo e se hospedando em paróquias e casas, para a Jornada Mundial da Juventude.

Esta semana, os paroquianos e o clero de São Gonçalo estão tendo uma semana diferente. Com visitantes ilustres, e em grande massa, por sua maioria pela primeira vez visitando o Brasil, além do idioma diferente, o que acaba refletindo também nas celebrações das Missas. Além disso, as atividades nas comunidades, que dobraram esta semana, e deverá ficar assim até a manhã de sábado.

A semana diferente para paroquianos e padres no município, é reflexo na região metropolitana do estado e na Baixada Fluminense (chamada 'Semana Missionária'), principalmente na cidade do Rio (Que não está tendo a Semana Missionária), tudo por conta do grande evento Católico chamado, 'Jornada Mundial da Juventude', criado pelo papa João Paulo II, que teve como principal objetivo, reunir jovens da religião que conta com mais de 1 bilhão de pessoas, em um só lugar. Desta vez é o Rio de Janeiro, escolhida pelo papa emérito, Bento XVI, no encerramento da última Jornada, em Madri, na Espanha.

Os peregrinos que se encontram em São Gonçalo, são da Venezuela, França, Argentina, Canadá e Palestinos. Em São Gonçalo, acontecerá um grande evento de encerramento da 'Semana Missionária',e por consequência, da hospedagem dos peregrinos no município, a partir de 13h da tarde, no famoso entre os Católicos, Rincão do Senhor, do Padre Dé. Depois do evento, os peregrinos devem seguir para lugares mais próximos a cidade do Rio, palco da JMJ (Jornada Mundial da Juventude).

domingo, 7 de julho de 2013

Manifestação em São Gonçalo perde foco e popularidade

Foto: Sidney Valle.

São Gonçalo, com mais de 1 milhão de habitantes, e menos de 10 mil nas ruas durante as manifestações que mobilizaram o Brasil e que chegaram até o nosso município. Parece pouco, quando pensamos em 10 mil pessoas para 1 milhão de moradores, mas para uma cidade que sempre obteve dificuldades de concentrar pessoas e movimentos, pode ser considerado como vitorioso.

Mas quem levou ao fim não foi o povo, este persistiu, mas cansou diante do 'horário político' em plena manifestação que tinha como um dos objetivos, ser apartidária, mas que na realidade tinha como meta dos políticos, a campanha eleitoral de 2014. Em cada semana se infiltravam mais políticos no movimento, que terminou sendo maior que o povo no último protesto, que reuniu apenas 200 pessoas.

Não era primeiramente o povo quem gritava ali, lutando e pedindo para que o prefeito Neilton Mulim colocasse em prática suas promessas, mas assessores do governo Panisset, partidos ligados a um dos piores governos da história do município; além de partidos que diziam e até hoje dizem, ser totalmente contrários ao governo anterior; e outros que já foram contra, e logo depois lançaram um candidato a vice, na chapa do governo que tanto criticavam.

O protesto terminou sem ser a voz do povo a ecoar, mas a crítica e opinião de contrários ao governo atual.

GOVERNO MULIM:

Ainda é cedo para julgar a administração do prefeito que se diz da renovação. Em seis meses, o governo vem demonstrando dificuldades para renovar a política e a própria administração. A saúde e a educação não obtiveram resultados positivos até o momento, e pouco são vistas obras pela Cidade, mas o prefeito garante, irá cumprir com o que prometeu, vamos aguardar e cobrar!