sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Jornal: Prefeitura de São Gonçalo gasta menos de um real por dia com a saúde

Foto: Jornal "O Itaboraí". Pronto Socorro Central Armando de Sá Couto.


Foi notícia nesta semana no jornal "O Globo" o sucateamento da saúde municipal de São Gonçalo.

Segundo o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em saúde (Siops), a atual gestão gastou R$ 210,18 com a saúde, isso significa 0,57 centavos gastos por dia em 2011. Comparando com capitais, em todo país apenas a capital do Acre, Rio Branco, gastou menos que São Gonçalo. A população de todo o estado do Acre, situada na região norte é de 746 375 habitantes, enquanto a população de São Gonçalo é de 1 008 064, segundo o último censo realizado em 2010, o que mostra uma grande diferença nos investimentos para com a saúde da capital acriana que é inferior em população, para como município gonçalense que é a 15° maior cidade do pais. 

No ano passado São Gonçalo investiu 21,01% em saúde. Segundo o Departamento Nacional de Auditoria do SUS, o investimento esta deixando a desejar no município. Ainda segundo o Departamento, a secretaria de saúde não obedece a sequência lógica sobre os procedimentos que são realizados no Pronto-Socorro Central Armando de Sá Couto, o principal do município.

Diante das denúncias e do péssimo sistema de saúde oferecido pelo município, podemos não só ver, mais ter certeza, que reformar hospital não basta, é necessário cumprir o mínimo que é pedido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e acabar com a carência de profissionais da saúde no município, além de valorizá-los.

Até o fechamento desta matéria pelo jornal “O Globo”, a secretaria municipal de saúde de São Gonçalo se calou, não se pronunciando sobre o caso.

Nenhum comentário: