sábado, 10 de janeiro de 2015

Hoje é dia D? São Gonçalo do Amarante, padroeiro da Cidade!

Foto: Padre André Siqueira

Hoje é dia de São Gonçalo do Amarante, o santo padroeiro da cidade de São Gonçalo. Tão desconhecido entre os moradores de nossa cidade, quando comparado ao padroeiro de Niterói (São João) ou do Rio (São Sebastião), o nosso padroeiro traz uma linda história consigo e não podemos deixar desconhecida..

Conheça um pouquinho da História de nosso padroeiro:

"Encaminhou-se para o Convento de Guimarães da Ordem dos Pregadores, recentemente fundado por São Pedro González Telmo, grande apóstolo da região de Entre Douro e Minho, o qual lhe deu o hábito e, uma vez feito o noviciado, ao modo daquele tempo, o admitiu à profissão religiosa e, depois de algum tempo lhe deu licença para, com um outro religioso, voltar para o seu eremitério de Amarante, continuando a sua vida evangélica e caritativa.

Com o seu ministério operou muitas conversões, levou o povo à prática duma autêntica vida cristã, sem esquecer de os promover socialmente em muitos aspectos. Sobressai neste particular a construção de uma ponte em granito sobre o rio Tâmega, angariando pessoalmente donativos em terras circunvizinhas e levando os moradores mais abastados a darem ajuda vultosa para assim pagarem aos operários.

O povo atribui-lhe muitos milagres, mesmo de ordem material, desde o começo até terminar a construção da referida ponte.

Concluída a ponte, S. Gonçalo viveu ainda alguns anos dedicado à pregação e à vida de oração, enriquecendo-se de virtudes e merecimentos. Reza a tradição que Nossa Senhora lhe revelou o dia da sua santa morte para a qual se preparou com a recepção dos Sacramentos da Igreja. Descansou santamente no Senhor, a 10 de Janeiro de 1262. O seu venerado corpo, após a celebração das solenes exéquias por sua alma, foi sepultado na referida ermida, continuando a efectuar-se muitos milagres, atribuídos à sua intercessão.

Mais tarde, a ermida primitiva construída por São Gonçalo foi ampliada em igreja. Sobre esta, em 1540, D. João III mandou erguer o sumptuoso templo e convento que ainda hoje existem e que são monumento histórico da cidade de Amarante de que S. Gonçalo pode muito bem ser considerado segundo fundador." Wikipedia.

Esse ano a comemoração ao Santo Padroeiro de São Gonçalo terá cara nova.. Com mais dinamismo, divulgações e novo sacerdote, Padre André. A Igreja Matriz fez o Tríduo do dia 07 até 09, e hoje haverá Missas em honra ao Santo Padroeiro as 8h, 10h e 19h. Também haverá procissão com concentração na Capela N.Sra da Rosa Mística as 18h!

Enfim teremos também os preparativos para a restauração da nossa Igreja Matriz, histórica e um dos cartões postais da nossa cidade!

Olhem só o que os fieis irão ter.. Só uma prosa..

Foto: Padre André Siqueira

Nenhum comentário: