domingo, 13 de outubro de 2013

Professores em greve da Rede Estadual podem ser demitidos em todo estado

Rio: protesto de professores tomou as ruas do Centro nesta segunda (7/10)
Protesto de professores tomou as ruas do Centro nesta segunda (7/10) (Pedro Kirilos/Agência O Globo)

Segundo o jornal 'O Globo', profissionais da educação do estado do Rio podem ser demitidos de seus cargos, mesmo sendo concursados. Em São Gonçalo e Niterói, a greve da Rede Estadual atingem cerca de 40 a 50% dos professores segundo o sindicato, ou seja, a metade demitida, e como vão acabar com a falta de profissionais, que na Rede já é carente?

Segundo o jornal, cerca de 400 profissionais de todo o estado, estão ou irão responder a inquéritos administrativos que podem resultar na demissão do concursado. A Justiça apresentou no dia 26 de setembro uma decisão que considerou a greve como uma paralisação ilegal. Com isso, os professores em greve estão recebendo automaticamente faltas, já que mesmo com a decisão judicial eles estão mantendo o estado de greve. Segundo o Estatuto do Servidor, com 10 dias de consecutivas faltas o concursado pode ser advertido por abandono de emprego, com isso teria que apresentar justificativa legal, o que a greve não é atualmente considerada.

O sindicato denunciou que professores que estão 'furando a greve ', e voltando a dar aulas, mesmo a categoria permanecendo em greve, estão sendo impedidos de entrar em salas de aula por conta do processo, em municípios como Itaboraí e Magé, além da Ilha do Governador, no Rio. A secretaria estadual da educação informou que orienta diretores a permitirem as atividades destes profissionais enquanto o inquérito estiver em processo.

Com esta ação, consequentemente muitos profissionais estão voltando para as salas de aula em São Gonçalo, mesmo a greve permanecendo, mas também recebi a informação que em algumas unidades professores que até então estavam dando aulas normalmente, cruzaram os braços. Nada confirmado. O sindicato entrará com uma ação contra a 'paralisação ilegal', definida pela justiça.

LEMBRANDO: A DEMISSÃO SERIA PARA OS PROFESSORES DE ESCOLAS ESTADUAIS, E NÃO MUNICIPAIS DO RIO.

A grande pergunta é. Com esta possível demissão, como ficam as aulas e quadros das escolas? Não é espanto e surpresa pra ninguém, a grande carência de profissionais no estado!


Nenhum comentário: